Literacia em Saúde
Literacia em saúde é a capacidade que as pessoas têm de acessar, compreender, avaliar e aplicar informações relacionadas à saúde para tomar decisões informadas sobre o cuidado consigo mesmas, com suas famílias e com sua comunidade.
Mais do que saber ler ou escrever, a literacia em saúde envolve habilidades cognitivas, sociais e culturais, permitindo que os indivíduos naveguem pelos sistemas de saúde, compreendam orientações médicas, adotem comportamentos saudáveis e participem ativamente do seu tratamento e bem-estar.
Ela pode ser dividida em três níveis principais:
Literacia Funcional: habilidades básicas de leitura e escrita necessárias para lidar com situações do cotidiano em saúde.
Literacia Interativa: habilidades cognitivas e sociais para interpretar informações e se engajar ativamente em contextos de saúde.
Literacia Crítica: capacidade de analisar criticamente informações e utilizar esse conhecimento para exercer maior controle sobre os determinantes da saúde.
A promoção da literacia em saúde é fundamental para reduzir desigualdades, melhorar a adesão a tratamentos, fortalecer a autonomia dos pacientes e promover sistemas de saúde mais justos e acessíveis.
Referências sobre Literacia em Saúde
Nutbeam, D. (2000). Health literacy as a public health goal: A challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promotion International, 15(3), 259–267.
DOI: https://doi.org/10.1093/heapro/15.3.259Sørensen, K. et al. (2012). Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, 12, 80.
DOI: https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-80Kinding, D. A.; Panzer, A. M.; Nielsen-Bohlman, L. (2004). Health Literacy: A Prescription to End Confusion. The National Academies Press.
https://www.nap.edu/catalog/10883/health-literacy-a-prescription-to-end-confusionAlmeida, C. V. (2020). Literacia em saúde e capacitação dos profissionais de saúde: O modelo de comunicação em saúde ACP. Jornadas APDIS.
Nutbeam, D.; Lloyd, J. E. (2021). Understanding and responding to health literacy as a social determinant of health. Annual Review of Public Health, 42, 159–173.
DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-publhealth-090419-102529Muscat, D. M. & Nutbeam, D. (2021). Health literacy and shared decision-making: Exploring the relationship to enable meaningful patient engagement in healthcare. Journal of General Internal Medicine, 36, 521–524.



