Sobre

O CLS – Canvas da Literacia em Saúde é uma metodologia estruturada, com base científica, desenvolvida dentro de um agente virtual, com o propósito de apoiar profissionais e organizações de saúde no planejamento de iniciativas estratégicas de comunicação voltadas à promoção da literacia em saúde e bem-estar dos pacientes.

Este método foi concebido pelas pesquisadoras Dra. Manoella Treis e Dra. Cristiane Pedron, com base no rigor metodológico do Design Science Research (DSR). Ele estrutura o processo de construção de ações educativas em saúde por meio de blocos temáticos que orientam o profissional da saúde desde a identificação do perfil do paciente até a avaliação do impacto esperado da iniciativa.

A proposta do CLS visa tornar o paciente protagonista da sua própria saúde, promovendo acesso a informações claras, confiáveis e compreensíveis, favorecendo a tomada de decisões informadas e a adesão ao tratamento. A ferramenta tem aplicabilidade em diversos contextos como consultórios, clínicas, hospitais, universidades, e health techs.

Cada etapa promove reflexões práticas e orientações que auxiliam o profissional a construir um plano coerente, personalizado e acessível. A CLS se destaca por seu caráter didático, colaborativo e centrado no paciente. O método já foi validado em ambiente de Health Tech, Universitário e no cotidiano de profissionais de saúde com resultados positivos quanto à sua usabilidade, clareza e aplicabilidade.

Equipe

Dra. Cristiane Pedron

Doutora em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, Portugal. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ2) e coordenadora de projetos nacionais em transformação digital e saúde. Atua também como pesquisadora do Advance/CSG-ISEG – Universidade de Lisboa.

Dra. Manoella Treis

Pós-doutoranda em Administração na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com conclusão em tempo recorde de 19 meses, sendo reconhecida como a doutora mais jovem da história da universidade e do país. Mestra em Ciências Sociais (UNISINOS), possui MBA em Gestão de Projetos Inovadores (FEEVALE) e graduação em Processos Gerenciais (UNISINOS) e Administração.